Skip to main content

Localizado em uma região linda – e ainda pouco conhecida do grande público – no cerrado mineiro, o Beira Rio é um destino em Minas Gerais que pode ser visitado em qualquer época do ano.

Seja no verão ou no inverno, opções para você vivenciar um roteiro original não faltam por aqui. Neste texto, vamos apresentar algumas oportunidades para você conhecer algumas atividades que esperam por você a depender do mês da sua visita – incluindo passeios para o que fazer em dias de chuva?

Vem com a gente!

Conhecendo o cerrado mineiro

O Beira Rio é um bairro da cidade de São Gonçalo do Abaeté, bem pertinho de Três Marias, às margens do rio São Francisco e mais ao norte do estado de Minas Gerais. A região, portanto, faz parte do cerrado mineiro.

O cerrado é um bioma que costuma apresentar estações bem definidas, com invernos mais secos e verões quentes e chuvosos. Então, por padrão aqui funciona assim: no verão (mais ou menos entre novembro e março) com tempo bom, mas chuvas constantes; no inverno é raro chover, com temperaturas mais amenas.

Outra informação importante: por estar no cerrado, nossa região tem incidência de ipês, que colorem a paisagem. As floradas costumam acontecer no invenrno, normalmente entre o fim de maio e novembro, com aquela variação de cores lindíssima que só os ipês proporcionam.

O que fazer o ano inteiro

Seja no verão, no inverno, na primavera ou no outono, existe uma atividade que você pode fazer o ano inteiro aqui no Beira Rio: a pesca turística. Com uma exuberância de peixes única, o rio São Francisco brinda turistas durante o ano inteiro.

É claro que em cada época existem peculiaridades específicas, mas em geral todas as atividades de pesca, embarcado ou em terra firme, trarão experiências incríveis.

Importante se atentar ao período de defeso de peixes nativos. Entre 1 de outubro até 28 de fevereiro é proibido pescar peixes da bacia hidrográfica do rio São Francisco, como o dourado, o pintado, o matrinxã-do-são-francisco e o curimatã. Neste período, é possível pescar peixes como tucunaré, trairão e piranha, que são espécies introduzidas no rio.

Para passeios em cachoeira

Alguns passeios do Beira Rio envolvem cachoeiras. Se esse é um ponto importante na sua viagem, aconselhamos você a nos visitar na época de cheias, normalmente entre novembro e abril.

É neste período que as águas costumam ser mais abundantes, por conta das chuvas. Por isso, alguns passeios (como o de barco pelo São Francisco pela Cachoeira Grande) só acontecem nesta época.

E se chover na minha visita, o que fazer?

Existem algumas coisas que não temos como prever. Você planeja a viagem com amigos ou família e, justo na data, a chuva resolve dar o da graça. Acabou a diversão? Claro que não!

Aqui no Beira Rio existem diversas atividades que vão trazer experiências incríveis. Olha só:

Aproveite a gastronomia: praticamente um patrimônio nacional, a culinária mineira é parte fundamental de uma viagem pelo estado. Aqui no nosso bairro, a dica é aproveitar a gastronomia local em restaurantes  e pousadas que estão na beira do rio. Além daquela comida saborosíssima, ainda tem o bônus de uma vista linda do Velho Chico.

Aproveite sua hospedagem: diversas pousadas  têm muitas opções de lazer além das piscinas: espaço com jogos de tabuleiro, bilhar, totó (ou pebolim, depende da sua região). E, claro, você pode curtir o clima ameno e aproveitar para relaxar e contemplar as belezas naturais da janela. Ler um livro na rede e curtir o sossego, para se desligar um pouco do dia a dia na cidade grande.

Viver experiências únicas: a região do Beira Rio tem atividades que vão deixar sua viagem muito mais marcantes. Mesmo com chuva, uma ótima opção é conhecer o mundo do Grande Sertão Veredas e o Museu Manuelzão na Visita a Andrequicé.

Viu como aqui no Beira Rio tem opção para curtir o ano inteiro? Então agora é hora de planejar a sua viagem!